Rede pluvial é a rede de tubos e peças que permitem a drenagem da água da chuva do ambiente urbano. Sem elas, a água ficaria alojada no trajeto.
Tem sua formação por diferentes componentes:
Também podem conter calhas, bocas de lobo e outras peças de concreto!
Também podem conter calhas, bocas de lobo e outras peças de concreto!
Além de escoar a água da chuva do ambiente público, a rede pluvial evita que a água seja carregada até a rede de esgoto.
Afinal de contas, se fortes chuvas forem levadas ao esgoto, isso pode causar refluxos. Ou seja, a água da chuva e o esgoto podem transbordar e acabar retornando às vias, causando danos à higiene e até mesmo à saúde pública.
Ou seja, de maneira geral, a rede pluvial evita danos na infraestrutura pública e protege o bem estar das pessoas, evitando doenças e danos à propriedade privada.
Além disso, permite a reutilização da água da chuva para outros propósitos, reduzindo o desperdício e aproveitando esse bem tão precioso para a população.
No Brasil, a legislação estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, determinando a manutenção preventiva das redes de drenagem pluvial. Além da diretriz nacional, cada estado e município mantém sua legislação para redes pluviais de acordo com o contexto.